Programa “verde e amarelo” vai taxar imposto para desempregados

Programa “verde e amarelo” vai taxar imposto para desempregados

Desde o início do Governo Bolsonaro, muitas mudanças foram colocadas para recuperar a economia do país. O ajuste de impostos e corte de verba á uma marca para o ano de 2020 e prova disso é a nova taxa de impostos que estará sendo aplicada para os trabalhadores desempregados. Saiba tudo a seguir:

O que é o seguro-desemprego?

O trabalhador brasileiro é regido por diferentes leis trabalhistas, responsáveis por garantir seus direitos básicos. Um desses direitos é o seguro-desemprego, que fica disponível quando o servidor é desconectado de seu cargo sem a apresentação de justa causa.

Nessas situações, o funcionário pode realizar a solicitação ao seguro-desemprego para ter acesso ao auxílio financeiro mensal. Vale lembrar que o auxílio para os recém desempregados é proporcional, e depende diretamente do tempo de serviço do trabalhador

Para poder realizar a solicitação do seguro, o trabalhador precisa ter cumprido, pelo menos, 9 meses com a carteira assinada, o que dá acesso a 3 meses do benefício. Para ter direito ao número máximo de parcelas, equivalente a 5 meses, o trabalhador precisa ter 24 meses de serviço.

O valor a ser recebido é equivalente ao salário do contribuinte, mas é preciso mencionar que quem vai pedir o auxílio desemprego o vai encontrar algumas mudanças importantes devido ao acréscimo da taxa de imposto para esse direito.

O que é o programa “Verde e Amarelo”?

O atual cenário de desemprego é evidente no país e de acordo com o Presidente Jair Bolsonaro, isso se dá pela quantidade de direitos que o trabalhador possui. Por isso, a proposta do programa “Verde e Amarelo” foi criada.

A intenção é criar novos empregos diminuindo a multa do FGTS para o empregador, desonerando a folha de pagamento e criando postos de empregos em várias cidades do país. Espera-se um retorno de bilhões a economia.

O programa foi criado foi elaborado junto ao economista Paulo Guedes, e além das medidas já mencionadas, o que foi pensado pelos líderes diz respeito a taxa cobrada para os desempregados.

O que é a taxa?

Para que o programa “Verde e Amarelo” seja possível, o Governo passará a taxar o trabalhador pelo seguro desemprego, que supostamente, é um direito trabalhista.

O percentual descontado do seguro-desemprego será equivalente a 7,5% da mensalidade, o que pode render mais de R$12 bilhões ao ano para os cofres do Governo.

Vale a pena ressaltar que o desconto fica para a modalidade de trabalhadores que ficam entre 18 e 29 anos. Para os demais, a taxa não será aplicada.

Projeto de reforma tributária do governo Bolsonaro defendem a simplicação dos impostos

Projeto de reforma tributária do governo Bolsonaro defendem a simplicação dos impostos

A cobrança de impostos ainda é uma das principais ferramentas da economia do país, por isso, esse aspecto também pode acabar sofrendo algumas mudanças com o Governo Bolsonaro.

De acordo com os projetos oficias apresentados, a Reforma Tributária, como é chamada a proposta de mudança o para os impostos, estará acontecendo esse ano e tem prováveis benefícios a longo prazo, apesar de estar pesando no orçamento do brasileiro.

A Reforma da Previdência já foi colocada em questão e aprovada para a maioria dos senadores, por isso, o Governo passou a investir na proposta de mudança para outras áreas: a Reforma Tributária.

Essa reforma estará relacionada com o funcionamento e alíquota de impostos como o IRPF. O Imposto de Renda representa um valor anual e uma declaração de rendimentos tributáveis.

De acordo com algumas pesquisas, o principal problema para os órgãos cobradores é diferenciar o que é prestação de serviço do que é considerado uma posse, por isso, a proposta seria unir os valores.

Sendo assim, a Reforma Tributária nada mais seria do que a união das taxas cobradas, que estariam gerando uma taxa singular denominada Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

Vale enfatizar que o dado citado acima diz respeito ao Imposto de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ), no caso destinado as empresas. Mas quem vai cumprir com o IRPF também precisa estar atento as mudanças!

Se você irá cumprir com a tabela IRPF, é interessante entender quais são as propostas relacionadas a esse imposto. Bem, em primeiro lugar temos um ponto positivo, que é a promessa de correção do IR pela inflação.

Além disso, o Governo diz pretender aumentar o número de isentos do Imposto de Renda, que representam pessoas inclusas nas condições especiais previstas pela Receita Federal.

Entretanto, um outro lado que deve ser consideração em relação a Reforma Tributária é a proposta de diminuição das deduções do imposto de renda.

As deduções são valores a serem descontados da sua declaração, como por exemplo, os gastos com saúde. E é justamente essa dedução que o Governo visa retirar da declaração do IR, assim como os gastos com a educação, sendo dois aspectos importantes para o cidadão.

Mas o que isso quer dizer em fatos para você? Isto quer dizer que uma vez que as deduções ficarem mais rigorosas, você estará precisando cumprir com um valor maior para a Receita Federal!